segunda-feira, 25 de dezembro de 2006

Você já dormiu no trem? - tem coisas que só acontecem comigo =P

Publiquei esse post em um BLOG antigo, o fato ocorreu no dia 14 de março de 2005 e foi publicado no dia 21 de março de 2005. Resolvi trazê-lo para cá pois o post ficou bem engraçado, e o BLOG no theSpoke será desativado em breve.
Olá pessoal!
Tudo bem?
Na realidade a primeira pergunta tem que ser: Você anda de trem? ;-) Quem anda de trem sabe que as sonecas durante a viagem são uma realidade. Apesar que nem todos conseguem dormir no trem, eu mesmo não conseguia, essa foi uma habilidade que desenvolvi com o passar do tempo (desde 1997 - quando entrei no SENAI). Hoje posso me considerar um especialista para dormir em trem e ônibus, cheguei a um nível de maturidade tão alto (olha o que estudar CMMI está fazendo comigo... hahahaha) que consigo dormir em pé.
Mas o que irei relatar é inédito para mim! Não conheço ninguém que tenha passado por situação semelhante (e talvez você também não conheça ;-)):
Na segunda-feira passada (dia 14) saí em torno de 18:30 daqui da empresa. Em torno de 18:50 já estava na estação Morumbi, em torno de 19:00 peguei o trem.
Naquele dia eu estava um pouco cansado, pois meu final de semana tinha sido bem corrido.
Peguei uma revistinha para ler (minha mochila parece uma banca de jornal de tantas revistas que tem), mas como bateu o sono resolvi tirar um cochilo (afinal, ainda estava na estação Vila Olímpia - desço na estação Presidente Altino e subo caminhando para a faculdade).
Quando despertei do "cochilo" percebi que o trem estava com todas as luzes apagadas e vazio, foi aí que dei conta que o trem estava recolhendo (voltando para a "garagem").
O que me restou nesse momento foi apelar para meus recursos tecnológicos: Sei que abaixo da poltrona 17 de todos os trens existe uma interface USB (isso foi um ovo de páscoa deixado pelos engenheiros da SIEMENS que modelaram o trem, pouquíssimas pessoas sabem disso). Peguei meu telefone celular *chocalho, conectei o cabo USB nele e na interface do trem e, utilizando um software hacker que peguei em um CD de uma revista que esqueci o nome, consegui acessar o sistema do trem e o trajeto que ele iria seguir. Alterei a rota para que ele parasse em Carapicuiba (estação onde desço). Então tudo se resolveu.
Bom... Sei que a frase anterior não teve graça nenhuma... Realmente é pura viagem... Então vou voltar a realidade.
Quando percebi que o trem estava recolhendo, pensei em duas coisas:
  1. Caramba... Nem para o povo me acordar quando chegou em Osasco...
  2. Como vou fazer para sair daqui?
Eu poderia tomar uma atitude **joselítica, em todos os vagões existem aqueles freios de emergência, mas conclui que parar o trem daquela forma não seria uma ação inteligente.
Foi aí que lembrei do "interfone" que existe em cada vagão para que a gente se comunique com o operador do trem. Apertei no botão e comecei a falar: "Tem alguém me ouvindo?!?!?!" Mas ninguém respondia... Pensei: "Caramba... E agora... Só falta esse negócio estar quebrado... Aonde será que esse trem vai parar? Pìor que nem tem janela para poder pular... Hahahaha" Tentei abrir a porta para mudar de vagão e tentar usar o interfone do outro, mas estava trancada.
Quando percebi, o trem estava chegando na estação Comandante Sampaio (tudo isso aconteceu entre a estação Osasco e Comandante Sampaio). Ele foi parando e abriu as portas. Esse foi meu momento de felicidade!!!
Mas ficou a dúvida: "Ué... Será que tinha parada programada para todos que estivessem dormindo descer? =P" Fui até o lugar onde fica a operadora para perguntar se ela tinha me ouvido, expliquei toda situação (que eu tinha dormido... =P) e perguntei se ela ouviu eu falar no interfone. Ela me explicou que não tinha ouvido, mas quando alguém aperta o botão para falar é emitido um aviso no display que existe na cabine. A propósito, é bem interessante a cabine de operação do trem, tem um monitor que exibe diversas informações (acredito que seja um computador de bordo).
É isso aí pessoal!!! Não poderia deixar de postar essa aventura... ;-) Tem coisas que só acontecem comigo. Hahahahaha
Agora podem parar de rir e voltar ao trabalho... Hahahahahahaha.
Abraço a todos!
Alessandro.

GLOSSÁRIO:
*telefone celular chocalho - Telefone celular Nokia que eu tenho (mas não funciona mais), ele caiu tanto que ficou parecendo um chocalho por causa das peças soltas.
**atitude joselítica - adjetivo - termo utilizado para referenciar atitudes típicas de um Joselito Sem Noção, também conhecido como "Espírito de Porco". Também pode ser usado o termo "atitude joselíptica"
Related Posts with Thumbnails